Em qualquer tipo de negócio, muitas vezes, os gestores e empreendedores se deparam com problemas que não sabem como solucionar. É justamente nesse momento que os serviços de consultoria são úteis, pois servem para encontrar as soluções para o crescimento sustentável e sólido nas empresas.


Afinal, a visão externa de um profissional especializado faz toda a diferença para encontrar uma saída que o gestor, por estar inserido demais no problema, não consegue visualizar.


Sendo assim, conheça, a seguir, 9 serviços de consultoria e saiba quais deles a sua empresa mais precisa nesse momento.


Aproveite a leitura!

9 tipos de serviços de consultoria para sua empresa

1. Ciclo PDCA


O ciclo PDCA, ou seja, planejar, fazer, checar e agir, é um instrumento estratégico na gestão de uma empresa para garantir mais controle e aprimorar serviços, processos e produtos.


Por meio de uma consultoria empresarial, esse ciclo é implementado com eficiência, essencial para mais produtividade do negócio, com processos automatizados e simplificados, otimizando a utilização de recursos.


Com isso, são evitados os trabalhados improdutivos, que só aumentam os custos operacionais, sem resultados.


2. Mapeamento de processos


Entre os serviços de consultoria, o mapeamento de processos também é fundamental.


Com esse mapeamento, a empresa consegue redesenhar os processos para um controle interno melhor, diminui custos e otimiza o trabalho.


Além de fazer um apuramento dos processos, esse serviço também atua no levantamento de oportunidades e riscos pelo modelo AS-IS.


3. Consultoria administrativa


Outro tipo de consultoria, muito vantajosa às empresas, é a administrativa. Com ela, o consultor analisa o posicionamento de mercado e de gestão, de  modo a  proporcionar um crescimento sustentável ao negócio.


Afinal, é possível o consultor encontrar novas formas, mais eficientes, de empregar os recursos da empresa, com o fim de atingir melhores resultados.


Para isso, o consultor percorre algumas etapas:


1. Diagnóstico completo de como os setores da empresa funcionam;

2. Mapeamento dos pontos fortes e fracos das áreas;

3. Verificação das oportunidades e das ameaças (internas e externas) no segmento do negócio;

4. Estabelecimento de metas para resolver os processos identificados como mais necessários, com base nos objetivos estipulados.


4. Consultoria de gestão de riscos


Mais uma consultoria indispensável para as empresas é a de gestão de riscos, cujo foco é analisar e identificar os riscos.


Isto é, o consultor elenca as ameaças e também auxilia no gerenciamento de crises, estabelecendo as ações preventivas e protetivas a serem adotadas em cada situação.


Assim, essa consultoria é de suma importância, principalmente porque os gestores contam com suporte efetivo na tomada de decisões, visando ao crescimento para a empresa, mas que seja possível sustentar.


5. Consultoria financeira


A consultoria financeira é mais uma das ferramentas à disposição das empresas, e trata de fatores indispensáveis ao negócio, como recursos, investimentos e receitas.


Muitas vezes, quando a empresa está enfrentando problemas para se firmar no mercado, do ponto de vista financeiro, é essa consultoria que identifica a melhor solução.


O consultor é treinado e qualificado para ajudar o gestor a visualizar a melhor estratégia de controle e otimização de gastos, diminuição de custos e melhoria no uso dos recursos.


Inclusive, nessa consultoria, também são verificados aspectos tributários e de reembolso corporativo.


6. Consultoria de marketing


Entre os serviços de consultoria empresarial, o objetivo principal da de marketing é estudar o comportamento dos consumidores.


Com isso, a empresa consegue entender, clara e objetivamente, o que o seu público-alvo precisa e deseja. Assim, consegue planejar as melhores táticas de atração, conquista e fidelização.


Como exemplo de atuação desse tipo de consultor, durante o serviço, o profissional identifica que os conceitos dos serviços e produtos que a empresa comercializa não estão atendendo ao que o mercado necessita.


Ou seja, a consultoria de marketing identifica as falhas e cria estratégias adequadas para reverter o cenário e fazer com que a empresa atenda às expectativas dos consumidores.


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7. Consultoria de inovação


Pela consultoria de inovação, o consultor trabalha em busca de novas perspectivas ao negócio e auxilia a empresa a criar novidades para as operações e até novos modelos de negócios.


Por exemplo, novos canais de investimentos, que melhorem o faturamento e as vendas.


8. Planejamento estratégico


Além das consultorias já mencionadas, também existe a que desenvolve um planejamento estratégico para o negócio.


Com essa consultoria, o profissional faz um diagnóstico completo da empresa e cria estratégicas essenciais:


  • Objetivos;

  • Diretrizes;

  • Plano de ação.


Se uma empresa não consegue atingir seus objetivos, talvez seja decorrente da falta de um planejamento inovador e eficiente.


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9. Consultoria de RH


Por fim, a consultoria de RH é especializada em fazer uma profunda análise do quadro de funcionários da empresa a fim de verificar as práticas em funcionamento.


Assim, o consultor define outros meios de lidar com os processos que não estão funcionando na empresa.


Além disso, por meio desse tipo de consultoria, o profissional atua para:


  • Analisar a interação dos outros setores com o RH;

  • Promover novas tecnologias de gestão para otimização de tempo;

  • Fornecer sugestões de soluções inovadores, que satisfaçam os funcionários;

  • Ministrar treinamentos;

  • Capacitar consultores internos para a continuidade do projeto.


Portanto, esses são alguns dos serviços de consultoria que uma empresa pode utilizar para melhorar os resultados e obter o direcionamento, sob o olhar de especialistas e profissionais especializados e treinados em encontrar soluções diferenciadas para problemas comuns existentes no universo empresarial.


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