Atualmente, o sucesso de qualquer negócio passa pelo marketing digital. Afinal, de que adiantaria ter o melhor produto ou serviço, se o seu público não estiver ciente de seus benefícios? Com as estratégias corretas, é possível criar consciência de marca, aumentar as vendas e gerar fidelização.

No caso das pequenas empresas, é imprescindível encontrar maneiras de otimizar os investimentos em marketing digital. Nesse sentido, uma dica importante é priorizar os canais que possibilitem investimentos com base em performance e cujos resultados sejam mensuráveis, como é o caso dos canais de mídia digital. Esse tipo de canal permite que os investimentos variem conforme o resultado imediato das ações, além de gerar otimização dos investimentos.

Conversar com o cliente para oferecer um serviço melhor pode parecer uma atitude óbvia, mas sempre é bom lembrar a necessidade desse esforço, pois muitos esquecem a importância dessa abordagem.

Ao entender melhor seu cliente, será possível identificar quais canais de marketing ele se identifica e utiliza. Parte de seu público-alvo pode preferir o Facebook ao Instagram ou ao TikTok por exemplo. Portanto, nada de concentrar todas as suas fichas em um único canal.

A inteligência de dados também pode ser uma aliada para entender o comportamento do consumidor. Com a coleta de dados dos clientes em diversas plataformas, é possível fazer estratégias mais assertivas, com base em informações como idade, gênero, estilo de vida e até mesmo no que a pessoa está “curtindo” nas redes sociais.

Tenha sempre uma estratégia

O pequeno é médio negócio que não tiver uma estratégia não tem vida longa no meio digital. É preciso que os negócios conheçam bem seus produtos e estejam atentos aos hábitos de consumo dos clientes para construir as estratégias.

No entanto, não adianta ter um bom plano e não avaliar seu resultado. Com as novas tecnologias, é possível mensurar o impacto de uma ação em pouco tempo e alterar o que for preciso rapidamente.

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Una o digital com experiências físicas

Os pequenos negócios também podem aproveitar meios não digitais para divulgar seus produtos. Uma degustação de uma bebida, por exemplo, é uma ação interessante. Nesse caso, as estratégias digitais podem servir como suporte para divulgar experiências presenciais.

Em um lançamento presencial de um produto, por exemplo, é possível fazer uma transmissão ao vivo pelo Facebook falando das novidades do evento. Uma estratégia também é enviar promoções via WhatsApp durante a atração, tática que pode estimular o consumidor a fazer negócios com a empresa imediatamente.

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Marcos Cordeiro

Consultor e Empreendedor