Já se perguntou o que é necessário para ser um consultor empresarial de sucesso?

A carreira de consultoria empresarial é uma jornada desafiadora, com oportunidades que auxiliam empresas e organizações.

Neste artigo, a ABRACEM proporcionará a você uma compreensão sobre o que significa ser um consultor empresarial, as habilidades essenciais e como se preparar para ingressar nesse campo dinâmico. Boa leitura.

O que significa ser consultor empresarial?

O consultor empresarial é o profissional especializado que pode atuar em todos os setores de uma empresa visando à manutenção da rentabilidade, mesmo em um mercado volátil.

Em resumo, os consultores empresariais analisam, identificam e resolvem desafios complexos de uma empresa para otimizar processos e atingir seus objetivos.

No decorrer de suas atividades, esses profissionais executam as seguintes funções:

  • Estabelecimento de objetivos organizacionais e definição de metas a curto, médio e longo prazos;
  • Identificação de soluções específicas para implementação imediata;
  • Investigação minuciosa dos processos, dados, análises, documentos e histórico de uma empresa;
  • Produção de relatórios de pesquisa e análises aprofundadas sobre a situação da organização.

Nesse contexto, o consultor empresarial é fundamental para fornecer orientação às empresas para alcançarem o sucesso e superarem os desafios do mercado.

Quais são os benefícios da consultoria empresarial?

Os benefícios de investir em uma consultoria empresarial são contundentes. No entanto, se destacarmos um primordial, é a atuação como catalisador do crescimento do negócio.

Por meio de uma análise minuciosa dos dados da empresa e com insights oriundos da experiência, é proporcionada uma nova perspectiva ao empreendedor, e o projeto prospera de maneira mais ágil e sustentável, acelerando o desenvolvimento da organização.

Sabemos que, mesmo pequenas mudanças são o ponto de partida para alavancar os negócios. Portanto, a presença de um profissional que promove esse processo e envolve toda a equipe é indispensável.

Outro benefício notável é o constante processo de atualização que a empresa adquire por meio da consultoria, ao adotar boas práticas, promovendo mudanças e inovação.

Além disso, existem outras vantagens de contar com uma consultoria empresarial:

  • Aquisição de conhecimento aprofundado em áreas específicas de gestão;
  • Elaboração de um planejamento estratégico;
  • Fornecimento de uma perspectiva externa sobre o negócio;
  • Realização de um diagnóstico abrangente da empresa.

Tipos de consultoria empresarial

Destacam-se dois tipos principais de consultoria empresarial. Confira.

1. Consultoria interna

A consultoria interna é uma função ou departamento dentro de uma organização que fornece serviços de consultoria para resolver obstáculos e atender às necessidades específicas da própria empresa. 

Ao contrário das consultorias externas, que são contratadas de fora, a consultoria interna é composta por profissionais que são funcionários da organização.

2. Consultoria externa

Neste caso, a empresa contrata um consultor externo, que não compõe o quadro de funcionários, mas é um prestador de serviços.

Consultores externos costumam dispor de uma vasta experiência, por trabalharem com várias empresas simultaneamente, proporcionando uma perspectiva mais imparcial e externa sobre o negócio.

Quais os benefícios de se tornar consultor empresarial?

A carreira de consultor empresarial, dependendo dos objetivos, é benéfica pelos seguintes motivos:

  • Desenvolvimento profissional: com a expansão significativa da indústria nos últimos anos, as empresas valorizam os serviços de consultoria empresarial, favorecendo oportunidades de carreira e crescimento;
  • Oportunidades de viagem: a natureza do trabalho de consultoria empresarial frequentemente requer viagens, pois os consultores colaboram com empresas em todo o país;
  • Ritmo dinâmico: a carreira de consultor empresarial é conhecida por seu ritmo acelerado, desafiador e imprevisível, ideal para quem gosta de um ambiente de trabalho dinâmico;

Assim, a consultoria empresarial é recompensadora, em razão dos ganhos financeiros substanciais, mas também um estilo de trabalho dinâmico, com oportunidades para o desenvolvimento profissional.

Como entrar neste mercado lucrativo?

A qualificação e atuação como consultor empresarial exige o cumprimento de algumas etapas, que elencamos a seguir.  

Dedicação à educação superior

Embora a maioria dos cargos de consultoria empresarial não exija necessariamente um diploma de graduação, a concorrência nessa área é geralmente acirrada.

Portanto, investir em  ensino superior ou cursos de formação técnica, em um campo relacionado, ou prosseguir com especializações é uma excelente estratégia.

Desenvolvimento de habilidades

Além das habilidades técnicas e intelectuais, os consultores empresariais agregam habilidades interpessoais.

Em razão do contato constante com líderes de diferentes setores, é imprescindível apresentar competências para uma comunicação clara, demonstrar autoconfiança e atuar na resolução de conflitos.

Conexões e constante aprimoramento de habilidades

Mesmo após conseguir um emprego na área de consultoria empresarial, é essencial continuar estudando e construindo relações profissionais.

Conforme avança na carreira de consultor empresarial, é importante manter o alinhamento com as atualizações do mercado e das novas demandas da economia global.

Portanto, adapte-se às mudanças do setor, acompanhe as necessidades das empresas e cultive relacionamentos valiosos na indústria.

Programa de estágio

Durante seus estudos de graduação ou pós-graduação, realizar estágios é fundamental para estabelecer uma rede de contatos e facilitar a entrada na profissão.

Os estágios proporcionam experiências valiosas sobre o campo, pois proporcionam que os estudantes compreendam o papel do consultor, à medida que avançam na carreira.

Além disso, essas experiências possibilitam conexões com profissionais experientes no setor, formando relacionamentos significativos no mundo empresarial.

Procura ativa por oportunidades de emprego

Após concluir seus estudos, adquirir experiência por meio de estágios e desenvolver as habilidades necessárias, é hora de procurar oportunidades de emprego.

As empresas geralmente contratam profissionais altamente qualificados para cargos de consultoria empresarial. Desse modo, os processos seletivos são longos e complexos. No entanto, todo o esforço compensa quando a tão esperada oferta de emprego é oferecida.

Certifique-se de se preparar para as várias etapas da seleção: entrevistas iniciais, testes de personalidade, dinâmicas em grupo e resolução de estudos de caso.

Conheça os cursos para consultor empresarial da ABRACEM

A carreira como consultor empresarial exige conhecimento e qualificação. Se você quer ser um profissional de sucesso nessa área ou aperfeiçoar suas habilidades, conheça a Associação Brasileira de Consultores Empresariais (ABRACEM).

A instituição é dedicada aos setores de Consultoria, Assessoria e Desenvolvimento de Negócios, com cursos e capacitações voltados à preparação de consultores para os desafios do mercado. Nossos programas de certificação equiparão você para trilhar o caminho da consultoria empresarial.

Saiba mais sobre os cursos de consultor empresarial da ABRACEM e alcance o sucesso profissional. Junte-se a nós e faça a diferença no mundo da consultoria!