Conceber, integrar, resolver, compartilhar e sistematizar a aprendizagem: através dessa jornada é possível desenvolver um plano de projeto consistente e sem burocracia. E o que é mais importante: atendendo efetivamente à demanda de empresas e instituições em termos de gerenciamento de seus projetos.

O framework Project Model Canvas, ou simplesmente PM Canvas, desenvolvido pelo consultor e professor da FGV José Finocchio Júnior, constitui uma excelente ferramenta de planejamento de projetos, pois reúne agilidade, colaboração e neurociência em um único instrumento capaz de lidar com o tradicional pragmatismo da disciplina de gerenciamento de projetos sem comprometer os seus requisitos de planejamento, gestão e governança. “O Project Model Canvas é a união de tendências novas com pesquisas em neurociências”, informa José Finocchio Jr. em seu livro Project Model Canvas: Gerenciamento de Projetos sem Burocracia (editora Campus).

O DNA do PM Canvas encontra-se nas reflexões que esse instrumento propicia para descobrir o propósito do projeto e viabilizar o desenvolvimento de seu planejamento, através de perguntas poderosas que se inicia com “Por que”: qual é o propósito do projeto? Quais as suas justificativas? Quais os objetivos fundamentais? Que benefícios reais o projeto proporcionará?

abracem_img_artigo_canvas



O PM Canvas é um instrumento valioso para Consultores, Gerentes de Projetos, Especialistas e Empreendedores que desejam planejar adequadamente suas iniciativas de negócios.

Carlos Medeiros Consultor e presidente da ABRACEM