Um consultor de vendas precisa sempre recomendar as melhores estratégias para seus clientes e ajudá-los a encontrar as soluções adequadas para otimizar seus resultados.

Porém, para que isso seja feito eficientemente, é necessária uma série de competências que não podem faltar para esse especialista da área.

Acompanhe este conteúdo e conheça algumas das principais habilidades de um consultor de vendas. Saiba por onde começar para se aperfeiçoar e ser um profissional cada vez melhor!

Principais habilidades de um consultor de vendas

As habilidades exigidas para ser um consultor de vendas são sociais, técnicas e específicas da sua área de atuação.

Veja, abaixo, alguns exemplos de habilidades que fazem toda a diferença no sucesso da carreira de um consultor de vendas:

Facilidade de comunicação

Uma das principais habilidades que um bom consultor de vendas deve ter é a facilidade de comunicação.

A comunicação clara e eficiente é fundamental em todas as etapas desse tipo de trabalho. O profissional precisa ser capaz de entrevistar os funcionários da empresa contratante, apresentar propostas e realizar outras tarefas que demandam uma comunicação assertiva.

Escuta ativa

Outra habilidade fundamental é a escuta ativa, que tem relação com a parte de comunicação.

Saber ouvir é tão importante quanto saber se comunicar. Assim, o consultor deve dar espaço para que a parte com quem está tratando possa se expressar, conseguindo extrair todo o potencial informativo durante a escuta.

Muitas vezes, as informações que as pessoas envolvidas no projeto têm a oferecer são cruciais para que o profissional encontre a melhor estratégia e solução para o negócio do cliente.

Sendo assim, é importante dedicar atenção à conversa, demonstrar interesse e fazer as perguntas adequadas para exercer uma escuta ativa.

Gestão de tempo

Mais uma habilidade que um bom consultor de vendas deve ter é saber gerir adequadamente o tempo.

Isso porque o trabalho muitas vezes é extenso e completo, exigindo que o profissional saiba identificar prioridades e otimizar ao máximo o tempo de trabalho para ser pontual em relação aos prazos combinados com o cliente.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é outra habilidade indispensável, que envolve a capacidade de compreender, gerir e aproveitar as próprias emoções, bem como as emoções de terceiros, a favor do projeto. 

Essa habilidade é especialmente necessária quando o consultor precisa se comunicar com o cliente e estabelecer uma relação de confiança sólida. 

Com uma inteligência emocional bem desenvolvida, o profissional consegue manter o controle mesmo sob pressão e estresse, garantindo que as negociações sejam realizadas com inteligência e sem que as objeções atrapalhem suas chances de obter resultados positivos em seu trabalho.

Resolução de problemas

Ter a habilidade de resolver problemas também é primordial para a carreira de um consultor de vendas.

Essa profissão é repleta de desafios e situações imprevisíveis, os quais devem ser enfrentados com eficácia a fim de encontrar a solução mais adequada.

Nesse sentido, ser capaz de encontrar soluções criativas e inovadoras faz com que o consultor se destaque e tenha mais chances de êxito na profissão.

Criatividade

Ter criatividade é muito importante. É preciso ser criativo não apenas diante de uma adversidade, mas também para buscar as melhores estratégias para o negócio do cliente, tendo um pensando fora da caixa.

As soluções ofertadas aos clientes sempre devem ser personalizadas. Para isso, usar a criatividade é fundamental para ajustar os conhecimentos técnicos e a experiência prévia ao cenário apresentado em cada caso específico.

Rápido aprendizado

Além de todas as habilidades já mencionadas, um bom consultor de vendas deve aprender com rapidez.

Frequentemente esse profissional será exposto a desafios e precisará aprender novas formas de lidar com cada projeto, por isso deve sempre estar disposto a aprender e ter comprometimento com seu desenvolvimento profissional. Isto é, o consultor precisa frequentemente buscar cursos, treinamentos e capacitações para se aprimorar.

Habilidades técnicas

Não são apenas as habilidades pessoais e sociais que importam na consultoria de vendas. Elas são um complemento às habilidades técnicas.

Portanto, o consultor deve ter o conhecimento técnico que a sua área de atuação exige. Por exemplo, conhecimento aprofundado de todo o processo comercial, aprender sobre o produto do cliente e ter um repertório diversificado de técnicas de vendas, que serão essenciais em diversas situações do cotidiano.

Junto a isso, esse tipo de profissional precisa ter habilidade para trabalhar com planilhas, softwares, computadores e rotinas administrativas e contábeis.

Também é essencial saber utilizar todas as tecnologias e inovações digitais disponíveis a favor do projeto.

Afinal, muitos recursos tecnológicos conseguem aprimorar a consultoria, melhorar a eficiência dos processos e, até mesmo, otimizar o tempo do profissional.

Um exemplo de tecnologia que pode ser utilizada é a Inteligência Artificial (IA), que é de fácil acesso a todos.

Habilidades analíticas

As habilidades analíticas são indispensáveis para um consultor de vendas. Ele deve ser capaz de identificar as melhores oportunidades, estratégias e soluções para a empresa e apresentá-las de forma clara ao cliente. 

Para alcançar essas respostas, é essencial que o consultor saiba analisar cuidadosamente as informações coletadas em cada projeto. Além disso, é fundamental saber fazer as perguntas certas, no momento adequado, pois uma boa parte das informações necessárias provém desse processo.

Empatia

Por fim, um consultor de vendas sempre deve exercer a empatia. Ter a capacidade de se colocar no lugar do cliente é fundamental para compreender suas demandas e emoções, entendendo a situação a partir de diferentes perspectivas para fornecer a solução mais adequada.

Portanto, para que um consultor de vendas tenha sucesso na sua carreira, ele precisa ter inúmeras habilidades. Entre elas, as que foram apontadas até aqui são algumas das mais importantes e que não devem ser negligenciadas jamais.

Conte com a ABRACEM para se desenvolver enquanto consultor e aprimorar seus conhecimentos, habilidades e técnicas.

Navegue em nosso site, conheça nossos cursos e treinamentos destinados à consultoria empresarial e torne-se um profissional cada vez mais preparado!

Saiba mais sobre os tipos de consultoria empresarial | serviços de consultoria