Por Ana Fontes - Empreendedora, pesquisadora de gênero e especialista em empreendedorismo feminino. Fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME): "A partir de minha experiência prática assessorando mulheres empreendedores, trouxe no meu primeiro post algumas sugestões para passarmos juntas e juntos por este momento difícil".

Nos últimos dias fomos tomados por imensa preocupação, ansiedade e demandas por ações rápidas e eficientes. Como empreendedora, vivendo e empreendendo no Brasil, estando em contato com milhares de empreendedoras de diferentes perfis, sei da dificuldade que a crise do coronavírus trouxe para todos, mas principalmente para nós, mulheres.

Falar sobre sobrevivência é inadiável. Escutar sugestões, publicizar boas ações que podem salvar vidas, compartilhar o que temos, são práticas essenciais nestes tempos. Continuar em movimento, pensando em vendas, atuação com públicos fragilizados, opções de crédito, saúde mental, negócios paralelos, entre outros temas, vai garantir, se não nossos negócios em pé, bons contatos e uma rede cada vez maior de apoio.

Quero aproveitar o início do texto para reforçar as recomendações de segurança para conter o avanço do Covid-19: se atualize em fontes seguras de informação, não dissemine pânico, trabalhe de casa, se possível, e coloque seus colaboradores neste modelo; procure advogadas e contadoras para consultas de questões legais do negócio, tente continuar pagando profissionais autônomos que prestam serviços para você e sua família, compre de pequenos empreendedores, lave as mãos e respeite a quarentena.

As minhas dicas para os negócios neste momento são:

● Se o seu negócio não é online, esse é o momento para levá-lo para as plataformas digitais e alavancar vendas.

● Explore o potencial dos marketplaces – mercados online para anúncio dos seus produtos e serviços. Na Rede temos um que é utilizado justamente para procurar e divulgar serviços e divulgar sua empresa e fechar negócios.

● Use empresas de entrega para levar o seu produto até o cliente de forma segura para todas as partes.

● Ao incluir um serviço de entrega ou uso de plataformas digitais, fique atenta se esses serviços extras estão dentro do seu orçamento e cabem nas contas.

● Venda pelas redes sociais. Instagram, Facebook, Youtube, WhatsApp, Google Maps, Google Meu negócio, são excelentes formas de manter o contato com seus clientes.

● Use as redes sociais para contar a sua história e do seu produto. Isso aumenta o engajamento para vendas.

● Inovação. Essa é a hora de rever todos os processos que compõem o seu negócio e analisar o que pode ser melhorado. Reveja os produtos e serviços que oferece também.

● É possível postergar dívidas! Negocie com seus fornecedores, reveja parcelamentos. Entenda as políticas dos bancos, muitos deles irão estender prazos de pagamento. Se planeje para ganhar um fôlego.

● Faça parcerias, junte-se a outras empreendedoras. Pense em combos, vendas conjuntas e outras formas de manter o seu negócio ativo.

● Ofereça vendas antecipadas. Dependendo do seu serviço, venda antecipado com desconto. Faça vouchers para serem usados após esse período.

● Não se descapitalize. Planeje como pagará contas futuras, analise se empréstimos e uso de crédito fazem sentido. Busque as ações governamentais que estão focando na ajuda para empreendedores. Ex: Banco do Povo, SP Negócios, BNDES, CEF, – créditos a juros mais baixos.

● Veja as medidas referentes a impostos que estão sendo criadas pelo seu Governo Estadual e pelo Governo Federal. Ex: O pagamento do Simples Nacional foi postergado.

● Avaliem os custos do seu negócio. É necessário olhá-los diariamente e cortá-los se achar prudente. Reveja se está precificando direito, se as atuais margens estão corretas. Sempre se questione: Posso minimizar custos?

● Evite cancelar produtos e serviços que tinha adquirido antes dessa crise. Postergue o recebimento ou utilização. Quando um serviço é cancelado, cria-se uma espiral negativa que não ajuda nenhum empreendedor. Podemos quebrar empresas pequenas com cancelamentos em massa.

● Demissões. Mandar um funcionário embora deve ser a sua última opção. Negocie férias, licenças, afastamentos.

● Peça ajuda! Busque mentores, conselheiros. Se apoie em outras empreendedoras que estão buscando soluções para superar esse período.

● Acolhimento. Momentos de ansiedade e até mesmo casos depressivos podem se agravar ou surgir nesse momento. Tenha empatia, todos estão traçando batalhas pessoais e nos seus negócios.

● Busque apoio psicológico online, aqui uma iniciativa a valor acessível.

● A RME tem realizado lives com especialistas nos temas mais importantes neste momento, acompanhe através das redes sociais e também tem conteúdo gratuito com dicas através do EAD. Acesse aqui.

Fonte: Valor Investe

Leia também: consultoria de marketing e vendas | venda consultiva