Ser empreendedor é um desafio e tanto. São muitos riscos para se assumir e mesmo com todos esses riscos, ainda temos vários empreendedores bem sucedidos. 

Aí você nos pergunta: “quais são as características desse pessoal?”. Hoje iremos falar um pouco sobre isso.

A palavra empreendedorismo teve origem a partir da palavra Francesa Entrepreneur que significa “aquele que incentiva as brigas”, logo após deu origem a palavra na língua Inglesa Entrepreneurship. Com o passar do tempo, comecei a observar e cheguei a uma opinião sobre um questionamento: “O que é ser empreendedor?”. Não é algo que conseguimos generalizar, cada pessoa tem um perfil específico mas todas tem uma característica em comum (vamos discutir mais a frente). Acredito que ser empreendedor está conectado com sonhos, e esses objetivos são a motivação para vencer os obstáculos que aparecem pelo percurso.

Essa semana que passou, assisti alguns filmes sobre empreendedores bem sucedidos: Joy: o nome de sucesso, conta a história de uma mulher empreendedora, baseado na história real de Joy Mangano. Jobs, que conta a história de Steve Jobs e seus altos e baixos dentro da Apple. Walt antes do Mickey, que fala justamente sobre a trajetória do Walt Disney. O que eu pude perceber de característica em comum no perfil de todos esses empreendedores bem sucedidos? (Inclusive aconselho assistir todos eles. Esses filmes são inspirações não apenas para o mundo dos negócios, mas são inspirações para a alma. Todas essas histórias são reais. O meu preferido foi sobre a história da Joy), nenhum aceitava a palavra “NÃO” como resposta, todos eram inconformados mas de forma positiva. Eles tinham um sonho, tinham objetivos, tinham ideias, e colocaram a cara a tapa, lembra o que significa Entrepreneur? Pois é, muitas vezes as coisas não saíam como o planejado, mas foi motivo para desistir? De jeito nenhum, se não deu certo, começa do zero outra vez. Não é vergonhoso. Todos tiveram frustrações e derrotas no início. Joy, que inventou o esfregão que torce sem contato, não teve nenhuma venda quando foi ao ar na primeira vez em um canal aberto. Jobs teve várias ideias fracassadas, uma atrás da outra. Walt chegou a comer comida do lixo por não ter dinheiro para se alimentar ou pagar o aluguel da própria casa. E hoje, olha o império que todos eles tem. Sabe por qual motivo? O empreendedor ganha um não e transforma em um sim.

Para ser empreendedor, não basta ter apenas uma boa ideia, tem que entender o mercado e se manter atualizado sempre, assim é possível encontrar possibilidade de crescimento dentro do negócio. O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos.

Para você que deseja empreender, tem um sonho, uma ideia e quer comprar briga, vou dar algumas dicas que podem te ajudar a ter um norte sobre a execução do seu negócio:

• Tenha iniciativa: Dê o primeiro passo e sempre esteja atento ao o que acontece no mercado que você irá atuar.

• Persevere: Como falei anteriormente, todos os empreendedores de sucesso do filme tiveram momentos péssimos, mas nunca desistiram dos seus sonhos.

• Corra riscos: Se arriscar faz parte do ato de ser empreendedor. Correr risco é diferente de correr perigo. Quando você não tem informações necessárias para tomada de decisão, você está correndo perigo. Quando tem as informações, você consegue calcular um riscos em tomar terminada posição.

• Planeje: Sem planejamento não é possível chegar a nenhuma lugar. Você precisa saber onde está, onde quer chegar e o que será preciso fazer para chegar no seu objetivo. Irá precisar criar ações, monitorar, corrigir e rever. Assim você consegue avaliar se o seu planejamento está contribuindo para chegar ao seu objetivo (Não abram empresas antes de fazer uma pesquisa de mercado e um plano de negócio!).

• Qualidade: Trabalhe o encantamento, a qualidade no atendimento, no serviço e no produto. Assim, seu cliente será fidelizado e ainda irá fazer uma propaganda comercial informal para outras pessoas.

• Networking: Participe de eventos e feiras que seja relacionado com o seu produto, serviço e nicho de mercado. Dessa forma, você consegue aumentar o contato informal com outras pessoas e até formar parcerias de negócios.

• Lidere: O empreendedor tem como papel ser o líder da sua empresa. Ele deve saber receber e dar feedbacks. Muita gente não sabe mas o feedback passado de maneira correta motiva muito o colaborador a buscar sempre o seu melhor. Saber motivar a equipe e deixá-la comprometida é essencial para o crescimento do negócio.

Durante esses 10 anos no mercado de trabalho, tive o prazer de atuar como estagiário no SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), pude aprender mais sobre essa instituição maravilhosa que ajuda e incentiva as pessoas a serem donas do próprio negócio. No SEBRAE, uma das minhas atribuições era apoiar o programa NASCER BEM. Esse programa é muito interessante: ele foi criado para quem deseja abrir uma empresa ou já tem um negócio com até 2 anos de funcionamento e quer buscar melhorias para ele. É quase como se fosse um “pré-natal” de uma empresa, pois você tem a ideia; o negócio existe na cabeça mas não sabe como irá executar ou não sabe se a sua ideia é viável (caso esteja nessa situação, procure o SEBRAE da sua cidade e pergunte sobre o ciclo do programa nascer bem).

Quem deseja abrir um negócio deve se informar a respeito do ramo que quer atuar. Se familiarizar com o produto ou serviço que irá ser ofertado é essencial. Ir para uma guerra sem escudo e sem uma espada é a mesma coisa que abrir uma empresa sem informações sobre o mercado de atuação.

Ser empreendedor é um desafio e tanto, mas se você tem esse desejo, tem um sonho e uma boa ideia, siga em frente e não desista. Dificuldades teremos em todos os momentos das nossas vidas e erros acontecem para sabermos como acertar. Quando pensar em desistir, lembre-se quais os motivos que te fizeram chegar até aqui hoje. Tenho certeza que terão inúmeros motivos. O não você já tem, corra atrás do seu sim, assim como a Joy, Walt e o Jobs.

Espero que a leitura de hoje tenha lhe trazido algum insight, alguma informação nova e que tenha lhe ajudado no seu processo de desenvolvimento. O meu objetivo é descomplicar o mundo corporativo com uma linguagem simples e direta. Até a próxima semana!

(Escrito por Afonso Guilherme Ferreira Egidio | Fonte: Administradores)