Master coach Nadir Paes ressalta que, com a alta da profissão, alguns oportunistas sem a formação adequada estão atuando de forma indevida

Como em outras profissões no coaching também existem oportunistas que querem atuar sem a devida formação e credenciais nacionais e internacionais. Por conta disso, antes de contratar um processo de coaching, é ideal verificar depoimentos e referências que comprovem os resultados do profissional, assim como pesquisar a sua formação e certificações.

Para a master coach Nadir Paes, uma das pioneiras da área no Brasil e psicóloga experiente em recursos humanos, é importante verificar também se o coach, forma como os treinadores comportamentais são chamados, pratica o que diz. “É preciso ter legitimidade. Eu digo sempre para meus ‘treinandos’ e futuros ‘Coaches’, temos que ser resultados de Coaching. Nós temos que ser “case” de sucesso em Coaching”.

A consistência entre a fala e a prática é importante em qualquer profissão. No Coaching não é diferente. “Como é uma ferramenta poderosa é preciso vivenciar para ser exemplo. Eu diria até que é condição para uma boa reputação”, destaca Nadir.

No Brasil existem várias escolas formadoras de Coaches, porém algumas com carga horária menor que a exigida pelas credenciadoras internacionais. “As escolas formadoras que atestam qualidade devem ter carga horária de formação acima de 100 horas. O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), onde sou treinadora, oferece vários diferenciais que atestam a qualidade de suas formações”, explica.

O IBC é certificado e reconhecido por sete instituições de renome internacional, sua formação em Coaching possui 180 horas além de acompanhamento nos atendimentos e estudos dirigidos após a formação, sendo a única instituição de Coaching com qualidade certificada pela ISO 9001.

Tudo isso se revela ainda mais importante quando se avalia o resultado de um trabalho de coaching mal executado. Além de não entregar o que foi prometido, um coach despreparado pode prejudicar a vida das pessoas. “Existem competências desenvolvidas pela Federação Internacional de Coach que define onze habilidades e abordagens para zelar a qualidade da profissão. Dentre elas, vale destacar a relação de confiança, o planejamento e a entrega de resultados”, salienta Nadir.

A especialista ressalta ainda que em um processo de coaching, há responsabilidade de ambos os lados. “O processo é uma parceria entre Coach e o Coachee, que decidem colaborar para atingir resultados planejados. O objetivo é estabelecido pelo Coachee e Coach. A disposição para a mudança, responsabilidade para entrar em ação e comprometimento com os resultados no processo de coaching são do coachee (aluno)”.

(Fonte: Segs)