Profissionais: Como evitar gafes nas redes sociais
- 26
- Mar
Como seres humanos somos passíveis a erros e, neste ambiente novo, as saias justas também são novas e mais frequentes
Os smartphones possibilitam uma integração da vida pessoal com a profissional nunca vista. Hoje temos em um só aparelho o e-mail pessoal e o profissional; a comunicação com clientes, colegas de trabalho, superiores, amigos, cônjuges e familiares é feita por WhatsApp, no bate-papo do Facebook, por Skype em um único canal, sem distinção de contatos pessoais e profissionais. Como seres humanos somos passíveis a erros e, neste ambiente novo, as saias justas também são novas e mais frequentes. Confira algumas dicas da SBCoaching para evitar gafes:
- Enviar um e-mail para o cliente e, em vez de usar o e-mail profissional, selecionar o pessoal, cujo endereço é um apelido como, por exemplo: danizinha.87@xxxx.com ou japinhaloukinha@xxxx.com.
- Enviar recados carinhosos como “Já estou no aeroporto e chegando para você, amor” para mulher ou marido e trocar o destinatário por um fornecedor ou chefe.
- Usar o celular para ligar para um contato profissional e não se identificar adequadamente com nome, sobrenome e empresa para qual trabalha. Esta informalidade pode deixar a pessoa do outro lado constrangida por não reconhecer quem você é.
- Utilizar aparelhos celulares de terceiros para agradecer alguém por um favor simples pode causar muitas confusões. Imagine trocar mensagens usando o Whats app de seu irmão com uma colega de trabalho e a mulher dele ver o histórico desta conversa carinhosa? É uma situação que acaba gerando um mal-entendido, que pode resultar em ciúmes e, até mesmo, em uma discussão entre o casal.
- No Whats App existe a possibilidade de enviar mensagens para o celular de uma pessoa que não tem você como contato. Logo, a pessoa que recebe a mensagem não sabe quem enviou. Se você começar uma conversa sem se identificar, isso pode gerar muitos desentendimentos.
- O e-mail é um meio de comunicação que não permite identificar o tom da voz ou as expressões faciais. Por isso, seja claro, direto e conciso. E a regra de ouro: deixe assuntos importantes e/ou delicados para se discutir pessoalmente.
- Ao telefone, preste atenção ao identificador de chamadas: não saia falando sobre qualquer assunto sem ter certeza de quem está do outro lado da linha. Certifique-se que desligou realmente o celular antes de fazer comentários sobre a conversa.
- Em contatos vinculados aos smartphones, a pressa e o imediatismo são os piores inimigos: não responda e-mails ou conversas no Whats App ao dirigir, andar ou comer.
- Evite agir por impulso e postar fotos de uma festa publicamente no Facebook sem saber se todos foram convidados.
“O que nos leva a cometer atos que nos embaraçam são características pessoais. Existem dois tipos de perfis psicológicos que determinam quem irá cometer mais erros e quem será mais comedido: as pessoas que planejam e as que não planejam”, explica Villela da Matta, presidente da SBCoaching. As que planejam são mais racionais, analisam os fatos, possuem objetivos para seu futuro e estão de olho no caminho para conquistar o que querem. Já as que não possuem o hábito de planejamento em suas vidas estão mais propensas a cometer erros e gafes para conquistar seus objetivos porque não pensam tanto nas consequências de seus atos. São pessoas que desabafam mais com amigos e falam sem pensar.
“Para evitar gafes no meio virtual, seja mais analítico, tenha calma, leia duas vezes antes de mandar uma mensagem, cheque os destinatários, sempre se identifique (seu nome e de onde você é) e verifique as consequências negativas que sua mensagem pode causar”, alerta Villela da Matta. “E se algo der errado, admita o erro e peça desculpas. Comportamentos gerados sem maldade são mais fáceis de serem perdoados”, finaliza o especialista em coaching.
- Sociedade Brasileira de Coaching – Pioneira e líder absoluta em Coaching no Brasil desde 1999, a SBCoaching é o maior Centro de Referência e Excelência desse processo no mercado, sendo a única a possuir cursos com metodologia exclusiva, reconhecida nacional e internacionalmente. Com mais de 15.000 alunos treinados, a empresa forma a maior comunidade de coaches (profissionais) do país. Conta ainda com uma equipe dedicada à Pesquisa & Desenvolvimento, responsável pela metodologia proprietária e também pela fundamentação da prática e comprovações científicas da aplicação do Coaching. Com forte presença no mercado global, as soluções de alta performance oferecidas pela companhia estão presentes em mais de 60 países e já foram testadas e aprovadas pelas mais exigentes empresas do mundo, muitas pertencentes ao seleto grupo da FORTUNE 500. A instituição é membro do Conselho Consultivo da Harvard Business Review, importante publicação americana que aborda temas nas áreas de Administração e Negócios.
(Fonte: Incorporativa)