Não são apenas as PMEs brasileiras que se preocupam com o atual panorama econômico do Brasil. Segundo a BDO, uma das Big 5 do setor de auditoria e consultoria, têm sido cada vez mais frequentes as demandas de empresas com matrizes na América do Norte e na Europa, em busca de auxílio para melhorar o desempenho, mitigar riscos e enxugar ao máximo os custos para garantir sua permanência no país.

As requisições partem especialmente da Alemanha (20%), EUA (16%), Espanha (14%), Itália (11%), Reino Unido (9%), México (6%) e Holanda (5%). As principais consultas estão relacionadas a serviços de orientação trabalhista, planejamentos tributários, reestruturações societárias e implantação de programas de compliance.

'Do começo de 2014 a setembro de 2015, trabalhamos com aproximadamente uma centena de empresas estrangeiras com subsidiárias ou investimentos no Brasil, ligadas a diversos setores. São PMEs que continuam a enxergar o país como um mercado estratégico e procuram consultorias com foco no middle market', destaca Vanêssa Bandeira, International Desk Coordinator da BDO.

Por meio do fornecimento de informações e prestação de serviços em diversas áreas, a consultoria auxilia pequenas e médias empresas a permanecer no mercado brasileiro, considerado em pesquisa da Bloomberg de 2014 o 38º melhor país do mundo para se fazer negócios. É importante destacar que, entre 2011 e 2014, o Brasil subiu 35 posições no ranking.

(Fonte: Redação - Agência IN)