Entender o tripé que sustenta um negócio pode ajudar o empreendedor a destravar as engrenagens de sua empresa e fazê-la crescer mesmo em momentos de Crise.

Temos trabalhado bastante com pequenos e médios empresários em nossos Processos de Coaching de Negócios . Tem sido uma grande troca pois além de ajudar esses Pequenos Negócios a encontrar Respostas, criar valor e crescer o aprendizado sinceramente tem sido incrível.

Nestes projetos temos trabalhado sempre Sobre 3 Pilares de Fundamentais:

Processos, Pessoas, Produto. Se algum deles está deficiente o negócio, com absoluta certeza, estará apresentando alguma dificuldade, Que em alguns Casos poderá não estar sendo percebida por quem está inserido na " Roda do hamster "

Os Três Pilares

1. Processos O que tenho percebido ao iniciar esses projetos é uma grande dificuldade dos Empreendedores de descrever como funciona seu negócio. Sim eles fazer, conhecem cada passo, mas se peço para eles detalharem o processo eles acabam se atrapalhando em um ou outro passo, ou seja, existe um processo, que as vezes é realizado empiricamente, algumas vezes é executado de forma equivocada por algum colaborador e algumas vezes de e executado de maneiras diferentes criando entraves, seja na qualidade, seja sem atendimento ao cliente, seja sem custo, enfim um sério problema em tempos de crise.

Ter os processos descritos detalhadamente dez possibilitado Empresas melhorar suas performances enormemente principalmente em momentos de demissões ou faltas de colaboradores por quaisquer Motivos. Depender de um processo que esta "descrito" ou "detalhado" somente na cabeça de um colaborador ou fazer próprio dono da Empresa pode causar enormes prejuízos a organização.

Criar processos organizacionais nem sempre é uma tarefa fácil para quem está inserido na rotina e um olhar externo, no caso, de um Coach tem auxiliado a destravar empresas inteiras.

2. PESSOAS Lidar com Pessoas é o outro entrave dentro das organizações. Seres Humanos por natureza precisam se sentir motivados para produzir mais, para dar o seu melhor. Pequenas Empresas muitas vezes esquecem de detalhes que podem facilmente agregar mais qualidade de vida de um seus colaboradores e mesmo sócios e acabam perdendo grandes oportunidades de alavancar seus negócios.

LEMBRE-SE: Que Atrás de um telefone, e-mail ou mesmo do balcão de atendimento existe um ser humano e dele depende o Sucesso ou Fracasso de Seu Negócio.

Nos Pequenos Negócios um pequeno mal entendido pode degringolar todo o processo de atendimento ao Cliente, Processo de Produção e assim por diante. ou seja, de nada vale ter Processos se você não tem pessoas aptas a executá-los.

A atenção com o pessoal de sua empresa é fundamental para o Sucesso de Seu Negócio, oxigene essa relação, ofereça benefícios (Não só Financeiros), bônus, Idéias de incentivo, motivação a equipe, parabéns por acertos simples, e principalmente estimule, ou ao menos não puna os Erros (sim "herrar é umano" rss). Se sua equipe tem medo de errar nunca vai sair do lugar Comum.

"O Fracasso é apenas uma oportunidade para começar de novo com mais inteligência" Henry Ford

Ofereça uma Equipe sua uma chance de ousar e algumas vezes errar e aprender com seus erros, sua Empresa será, beneficiada acredite.

3. PRODUTO Bem o 3º pilar são seus Produtos ou Serviços Prestados. A Seguinte pergunta deve ser respondida de pronto:

-Que Problema de Meus Clientes Estou resolvendo?

Esse não fim das contas é a finalidade de toda e qualquer empresa.

(Fonte: Administradores)