O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) vem desenvolvendo um trabalho com o objetivo de melhorar a sua estrutura e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para Itabira e região. Esse processo já envolveu a elaboração de Planejamento Estratégico, Plano Diretor e organograma. Agora, a instituição, em parceria com a Insight Consultoria Empresarial, finaliza o mapeamento de cargos.

A atividade, realizada entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, buscou conhecer melhor os colabores do HNSD. Para isso, foram identificadas as potencialidades de cada profissional e as possíveis limitações para os cargos em que ocupam. Além disso, avaliou o potencial de crescimento de cada um deles e, assim, preencher alguns cargos abertos no novo organograma da instituição.

“O mapeamento foi para identificar o perfil do colaborador para o cargo em que ocupa hoje e, assim, trabalhar o desenvolvimento da instituição e, também, para identificar pessoas que possam ser promovidas para ocupar os cargos abertos com o novo organograma do hospital. Então o processo teve dois objetivos: mapear o atual perfil e verificar potencialidades para promoção”, explica Cristiane Lege, diretora da Insight Consultoria.

No mês de dezembro, o mapeamento de cargos foi realizado com os colaboradores que ocupam cargos de liderança e com pessoas que demonstram potencial de crescimento na instituição. Ao todo 80 profissionais participaram dessa etapa. Já em janeiro, foi a vez da direção do HNSD passar pelo processo.

Além das atividades realizadas com os profissionais que já atuam no HNSD, a Insight Consultoria também mapeou pessoas que não fazem parte do quadro de pessoal da instituição, mas que podem vir ocupar uma posição no futuro. Nessa etapa foram mapeados 45 currículos.

O mapeamento de cargos é uma atividade que gera conhecimento para uma instituição. Os resultados obtidos no processo permitem que os funcionários se conheçam um pouco mais e, assim, possam trabalhar o seu crescimento profissional. “Identificamos potencialidades que, hoje, não estão sendo apresentadas na rotina de trabalho. Ou seja, percebemos que têm pessoas com bastante potencial, mas não apresentando todo ele”, destaca Cristiane Lage.

A atividade foi dividida em duas etapas. No trabalho coletivo foram aplicados dinâmica de grupo e alguns instrumentos psicológicos, já na etapa individual foram realizadas entrevistas para conhecer cada um dos colaboradores.

No processo foram avaliados: atenção concentrada, comprometimento, comunicação, determinação, foco, iniciativa, liderança, motivação pessoal, pró-atividade, produtividade e trabalho sobre pressão para a equipe administrativa. E atenção difusa, comprometimento, comunicação, determinação, afetividade e sensibilidade, iniciativa, liderança, motivação pessoal, resiliência e senso de urgência para a equipe assistencial.

O resultado do mapeamento de cargos foi apresentado para a Mesa Administrativa do HNSD na primeira reunião de 2017, realizada no dia 24 de janeiro.

(Fonte: De fato Online)