Para que o coachee consiga compreender claramente suas próprias metas a fim de passar por todos os passos necessários para atingir o seu estado desejado, é preciso que se aplique as ferramentas adequadas.

Por isso, nas sessões iniciais, é importante que se faça definição de metas, e uma das aplicações mais usadas e que trazem maiores resultados é a ferramenta de coaching meta SMART.

Neste artigo falaremos mais sobre como usar o método SMART em uma sessão de coaching e quais são as suas características.

O que significa a sigla SMART?

Se olharmos para a palavra “smart” podemos pensar que significa “esperto” em inglês, essa pode ser a essência resumida da ferramenta, um método esperto, inteligente, de se definir metas e objetivos, mas vai muito além disso.

A sigla é composta pelos elementos que devem ser considerados na definição da meta do coachee, são eles:

SPECIFIC (específico)

MEASURABLE (mensurável)

ACHIEVABLE (alcançável)

REALISTIC (realista)

TIMED (tempo definido)

Como aplicar esses conceitos em uma sessão de coaching?

Para começar, é importante que você explique ao seu coachee o que é SMART e quais são as palavras que formam a sigla.

Após isso, fale também para o seu cliente atendido que uma meta deve ser sempre positiva e nunca negativa. Por exemplo: deve-se dizer “quero emagrecer X quilos em Y tempo” em vez de “não quero mais ser gorda”.

A partir de então, o coachee deverá elaborar a sua meta começando a defini-la de forma específica.

Um objetivo deve ser sempre claro e específico, por exemplo, construir uma casa de 3 quartos no meu bairro e não apenas: construir uma casa.

As perguntas para direcionar o coachee a definir a sua meta podem ser feitas baseadas em: o que, como, quais características básicas, para quem.

Depois, é o momento de tornar a meta mensurável, ou seja, deve-se definir uma quantidade exata. Caso não seja possível definir números, pode-se pensar em indicadores qualitativos para medir o atingimento da meta.

Por exemplo, se o objetivo for controlar a agressividade em casa, um bom indicativo é perceber as pessoas mais tranquilas na presença do antigo agressor, ou, então, mais receptivas e amorosas.

O próximo passo é analisar se a meta é algo alcançável, ou seja, se o seu cliente tem plenas condições de realizar com sucesso o que se propõe.

Pergunte ao coachee quais são os recursos de que ele precisa para cumprir a sua meta, se ele poderá manter esses recursos e se é possível consegui-los. É preciso também saber se ele depende de alguém para alcançar o objetivo.

Feito isso, é hora de saber se a meta é realista, ou seja, se é algo totalmente visível dentro da realidade do coachee. Nesse momento, o coachee não deve titubear ou colocar empecilhos para alcançar a meta, ele deve ter plena convicção de que o que propõe a si mesmo é real.

O último passo é estabelecer um tempo para o cumprimento da meta, que pode ser poucos dias, como também meses, até mesmo ultrapassar o fim das sessões de coaching. Apenas não deixe que o coachee prolongue demais o período se você notar que ele está procrastinando.

A ferramenta de coaching meta SMART é um método completo e detalhado para definição de objetivos e metas do coachee. Seguindo o passo a passo, tudo ficará bastante claro e de fácil controle para o seu cliente colocar tudo o que precisa em prática.

Considere sempre usar essa ferramenta nos seus processos de coaching, já que ela é uma das mais eficazes e de fácil aplicação e aceitação pelos coachees.

(Fonte: Administradores)