“As pessoas recorrem ao coaching quando elas percebem que algo não está saindo como elas querem ou quando elas se sentem perdidas em um determinado momento da carreira ou vida pessoal."

As dúvidas podem fazer parte da carreira de qualquer profissional e, por mais traçada que esteja sua trajetória, em certos momentos é preciso tomar decisões, fazer alguns ajustes e mudanças para descobrir qual o caminho certo a seguir. É nesse momento que entra em cena a figura do Coach de carreira.

Segundo a presidente da Progrhedir e máster Coach, Adavilson Matias, coaching é uma metodologia nova que busca atender às seguintes necessidades humanas: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades.dúvidas podem fazer parte da carreira de qualquer profissional e, por mais traçada que esteja sua trajetória, em certos momentos é preciso tomar decisões, fazer alguns ajustes e mudanças para descobrir qual o caminho certo a seguir. É nesse momento que entra em cena a figura do Coach de carreira.

“As pessoas recorrem ao coaching quando elas percebem que algo não está saindo como elas querem ou quando elas se sentem perdidas em um determinado momento da carreira ou vida pessoal. Geralmente elas querem melhorar seus resultados, sua equipe e serem reconhecidas na companhia para conquistar uma promoção”, revela o máster.

Partindo dessa premissa, ele menciona que as pessoas procuram o auxílio do coaching nas situações:

- Quando a atuação profissional não está saindo como elas gostariam. - Quando elas precisam melhorar seu desempenho. - Quando seus resultados estão abaixo do que o esperado ou cobrado pela organização. - Busca por crescimento profissional. - Busca por uma promoçã0 dentro da empresa. - Busca por desenvolvimento de novas competências para assumir cargos elevados. - Quando almeja montar seu próprio negócio. Anseia por reconhecimento profissional.

Adavilson afirma seguramente que coaching é um poderoso aliado para todos aqueles que almejam conquistar, progressivamente, melhores resultados em sua carreira e vida pessoal. “Deste modo, em todas as profissões, podemos encontrar pessoas que escolheram a metodologia para desenvolver suas competências técnicas e comportamentais e alavancar seus resultados. Uma pessoa que recorre ao coaching quer ir além de onde ela está. São profissionais mais ambiciosos, que não se acomodam em suas posições, e buscam uma trajetória mais bem-sucedida. Isso comtempla também microempreendedores e executivos de alto nível”, afirma.

O exemplo de “Erick Schmidt, ex-CEO do Google, é citado por Adavilson. Ele relatou que quando o executivo recebeu a indicação para ter um Coach, num primeiro momento não conseguiu entender como este profissional poderia ajudá-lo, uma vez que já era bem-sucedido e considerava sua carreira estabilizada. Atualmente, Schmidt, respeitado em todo o mundo, pensa de modo diferente e defende, publicamente, que um Coach é alguém que observa o que estamos fazendo e nos questiona, assertivamente, sobre nossas atitudes. Para ele, isso é que possibilita encontrar novas perspectivas sobre nossas ações e dar um melhor direcionamento a elas”, destaca.

É importante lembrar que o coaching não é direcionado apenas aos profissionais com cargos de chefia e gerência, pelo contrário, ele é indicado a qualquer pessoa que deseja potencializar sua carreira e acelerar seus resultados, independentemente do cargo exercido.

Qual é o momento certo para apostar?

Questionado sobre qual o momento certo para apostar nos serviços deste tipo de profissional, o presidente da Progrhedir foi claro: “costumo dizer que aqui e agora é o momento certo para buscarmos resultados extraordinários”.

Adavilson ressalta que há vários tipos de coaching para diferentes objetivos, como coaching familiar, coaching de relacionamentos, coaching financeiro, coaching de emagrecimento, coaching esportivo, coaching corporativo, coaching de carreira, coaching de performance, coaching de liderança, coaching para concursos, entre muitos outros. “Para saber se é realmente de coaching que a pessoa ou profissional precisa, sugiro que ele faça uma primeira entrevista com im Coach, assim ele irá saber se as necessidades do cliente estão alinhadas com as soluções que um Coach pode trazer” alerta.

De acordo com Adavilson, o coaching oferece múltiplos benefícios em diversas áreas da vida. Confira alguns deles:

Benefícios Pessoais: - Desenvolvimento pessoal e profissional. - Elevação da felicidade e realização. - Conquista do autoconhecimento e autodesenvolvimento. - Evolução e melhoria contínua. - Melhora na qualidade de vida e equilíbrio interior - Equilíbrio e inteligência emocional. - Quebra de crenças limitantes. - Alinhamento de valores e missão de vida. - Novas competências e aprimoramento de habilidades. - Melhora na qualidade de vida e bem-estar. - Diminuição de estresse e cargas negativas. - Melhoria nos relacionamentos pessoais. - Aumento das congruências internas e externas - Melhoria da autoestima e autoconfiança. - Melhoria no controle das emoções. - Aumento da flexibilidade a mudanças. - Benefícios Profissionais:

Desenvolvimento de habilidades e competências. - Motivação de trabalho em equipe. - Delegação e feedbacks assertivos. - Melhora nos relacionamentos interpessoais. - Conquista de inteligência competitiva e visão sistêmica. - Cumprimento de metas e prazos. - Comunicação eficaz e assertiva. - Minimização de conflitos. - Maximização e aceleração de resultados. - Retenção e desenvolvimento de talentos. - Redução do turnover e rotatividade. - Implantação de uma cultura de alta performance. - Melhor gestão do tempo. - Planejamento estratégico. - Desenvolvimento de futuros líderes. - Planejamento efetivo da força de trabalho.

(Fonte: MT Agora)