Decidi refletir um pouco sobre esses dois conceitos, educação e instrução. E encontrei em pensadores como Mario Sérgio Cortella e Paulo Freire a amplitude do conceito de educação.







Educar implica em formar o ser humano. A escola é um dos elementos formadores, mas não apenas o único: a família, a comunidade, o emprego e os meios de comunicação são outros elementos que contribuem para a formação do indivíduo. O processo de escolarização – parafraseando Mario Sérgio Cortella – é um componente da educação que se dá na escola. A educação, porém, é algo ainda maior.

Assim sendo, é perceptível a importância do conceito de educação na formação do caráter do ser humano. Lembro-me dos conceitos do filósofo cristão Huberto Rohden: a educação forma o caráter; a instrução forma a inteligência; um homem instruído nem sempre é educado...

A instrução pode acelerar as habilidades, mas é a educação que sustentará o bom senso no momento em que o homem for chamado a agir.

A instrução pode criar gênios, mas é a educação que desenvolverá a ética e o respeito pelo semelhante e pela natureza.

Sem a instrução certamente a vida torna-se difícil, mas sem a educação podemos transformar a vida em um sofrimento sem limites para pessoas e comunidades...

Instruir e instruir-se, sempre! Mas não desconectar-nos da educação como alavanca de crescimento íntimo no caminho do Bem.

Por: Carlos Medeiros Consultor e Master Coach

.