Especialista relaciona gestão de tempo, banco de dados e conhecimentos específicos como razões para adotar a terceirização do serviço

Mesmo com a atual competitividade no mercado de trabalho encontrar profissionais qualificados para vagas de empregos costuma ser uma tarefa árdua em diversos segmentos. Segundo o especialista em RH Fabio Sartori, proprietário da Sartori Desenvolvimento Humano e Organizacional, um dos principais fatores que levam empresas buscarem consultorias é a economia de tempo, que chega a ser reduzida ao nível final da contratação, quando a empresa deve definir entre os pré-selecionados, quem ocupará o cargo em aberto.

“Fazemos uma seleção e triagem em nosso banco de dados, além dos novos currículos recebidos após a divulgação da vaga oferecida. Com a experiência adquirida, este processo inicial é ágil, sendo reduzido de quinze dias, em média, para apenas dois dias, através da consultoria que prestamos”, pondera o administrador de empresas, que após ocupar cargos de liderança, com passagens importantes por empresas como Bunge e Volkswagen, decidiu abrir a própria empresa, há cinco anos.

Atualmente, muitos empresários optam pela contratação de empresas especializadas em recursos humanos, que atuam de maneira independente, com bancos de dados próprios e metodologias que ajudam a identificar o perfil de cada candidato de forma profissional e precisa. Outro fator importante é o custo deste tipo de serviço, que mesmo com os honorários da consultoria costuma ser inferior ao de uma contratação inadequada. “Uma pessoa fora do perfil da vaga e sem os mesmos valores da empresa acaba sendo demitida, exigindo uma nova contratação e gerando novos gastos”, explica Sartori.

Para atingir os melhores resultados são realizadas entrevistas estruturadas para avaliação das competências de cada candidato. Para isso, são aplicados testes comportamentais capazes de determinar com precisão os perfis dos profissionais avaliados. O administrador também ressalta outros dois pontos favoráveis da terceirização do serviço de contratação de funcionários. Um deles é a credibilidade da marca. “Nós preocupamos muito com a nossa imagem e com imagem dos nossos clientes. Então, aqui, ele conta com uma estrutura diferenciada. Os candidatos são recebidos em um ambiente agradável, onde eles têm a tranquilidade para ser quem realmente são. A gente trabalha muito o candidato e a marca dos nossos clientes”, pondera.

O outro é a metodologia do trabalho, que apresenta transparência e confidencialidade para o empregador. “Quando o nosso cliente abre o processo de contratação é mantido em sigilo o nome da empresa, que só é divulgado, após autorização, aos candidatos finais”, acrescenta.

Respeito e profissionalismo

“Sempre digo que não existe candidato reprovado. Existe candidato que se adequa ao perfil da vaga, mas que em breve vai se adequar a outro emprego”, avalia o especialista, que conta atualmente com mais de 25 mil candidatos inscritos das cidades de Santos e região.

O empresário defende que não adianta ter os melhores equipamentos, se não estiver com os profissionais adequados para operá-las. “Vejo muitas empresas investindo em tecnologia, o que é primordial para qualquer tipo de operação. Mas outra questão tão importante quanto é a capacitação e treinamento do material humano. São elas que fazem a diferença dentro de uma empresa”, finaliza.

Experiência

Formado em administração de empresas e pós-graduado na área de gestão de pessoas e planejamento estratégico, Fábio Sartori atuou por 12 anos, em posição de liderança, em empresas de grande porte, como Bunge Brasil e Volkswagen, participando ativamente dos resultados e expansão dos negócios. Atualmente é empresário e CEO da Sartori – Desenvolvimento Humano e Organizacional, sustentando o crescimento das organizações, por meio de contratação de profissionais em posições estratégicas e treinamentos comportamentais. Fábio Sartori também é Life Coaching & Executive Leader Coaching.

(Fonte: Segs)