Existe um princípio básico esquecido por muita gente na atualidade, principalmente por causa da divulgação de “fórmulas mágicas”, que podem ser um perigo e levar uma empresa ao fracasso.

Essa semana um querido membro de meu site me fez uma pergunta que se configura como uma dúvida corriqueira na mente de pessoas que desejam sair do lugar comum e mudarem a história de sua vida: “existe mesmo alguma fórmula mágica para iniciar um negócio do zero, ou fazer uma empresa que está estagnada no mercado decolar do dia para noite?”. Resolvi partilhar a resposta que dei a ele com você, leitor.

Um princípio muito esquecido na atualidade é o de que não existe uma fórmula ou receita pronta para o sucesso. Cada segmento possui suas particularidades, assim também como cada empresa possui a sua identidade própria, que é formada pela política interna, pela visão que foi realmente partilhada com o grupo, pelo mercado local e por outros fatores que devem ser corretamente mensurados. Por isso, o que funciona com um, pode não funcionar com outro. Não existe uma fórmula enlatada.

Existe sim uma nova forma de fazer marketing na internet que funciona muito bem para o lançamento de produtos ou serviços, transformado empreendedores comuns em empreendedores de sucesso. No entanto, devido ao número de pessoas que se interessam por ela na atualidade, suas estratégias terão que ser remodeladas com muita rapidez.

O problema é que essa “nova forma” de fazer marketing na internet não é usada apenas por empresas sérias ou pessoas que realmente têm algo de valor para oferecer, prometendo milagres para vender, por exemplo, um curso que muitas vezes não foi ainda nem criado. Ganham muito dinheiro com isso, mas, fazem tais estratégias serem desacreditadas por muita gente. Consequentemente, quando um empreendedor sério aprende a usá-la, não tem os resultados que se esperava.

Solução: aprenda a usar essa “forma nova” de fazer marketing na internet sim, mas não deposite todas as suas esperanças nela. Use-as sim, mas, não esqueça que sua empresa precisa continuar no mercado quando essa onda passar. Existe ainda um mercado off-line a ser trabalhado.

Se você desejar fazer uma avaliação gratuita de sua ideia ou negócio para trabalhar transformações que as tornem mais lucrativas, procure um consultor. Existem muitos bons consultores no mercado que não desprezam a possibilidade de analisar um negócio para avaliar os canais de vendas disponíveis que possam ser implementados ou trabalhados para o desenvolvimento de novos canais. Afinal, nunca se sabe quando uma grande ideia irá surgir.

Mãos à obra que o mercado não para.

(Fonte: Administradores)