Todo empresário inicia seu negócio pensando em ter sucesso, lucratividade, gerar impacto positivo na vida das pessoas e que também haja continuidade de sua empresa. Muitos conseguem essa vitória de primeira, mas muitos ainda tropeçam na gestão empresarial, afetando consideravelmente os resultados e os propósitos estabelecidos.

E esses tropeços não são propositais ou por falta de competência, mas porque sabemos que muitas vezes é inviável para o micro ou pequeno empresário conciliar a atividade principal da empresa com uma excelente administração e gestão estratégica visto que seu foco principal é a atividade fim da empresa e nem sempre ele tem à sua disposição uma grande equipe capaz de atuar em todas as áreas. No início de negócio o “dono” quase sempre é o faz tudo: compra, vende, negocia, atua no RH e no financeiro, entre outros, e assim fica difícil atingir os resultados esperados e planejados, pois gestão envolve muita dedicação, complexidade e desafios contínuos.

E sendo assim, muitos empresários pensam em buscar ajuda externa através de uma consultoria empresarial, seja na gestão da empresa ou em alguma área específica. Porém, ao mesmo tempo surgem inúmeras dúvidas: É muito caro? Eu realmente preciso Vai funcionar pra mim? Irá resolver TODOS os meus problemas? Empresa pequena pode contratar consultoria? Terei sucesso?

Independente das perguntas que surgem, a principal pergunta que deve ser feita pelo empresário é “EU e MINHA empresa estamos dispostos e preparados para contratar uma consultoria, tendo um “olhar de fora” que apontará as correções, melhorias e mudanças necessárias para melhorar minha gestão e meus resultados?”. Caso a resposta seja não, a empresa não está no momento de contratar uma consultoria.

Uma consultoria voltada para micro e pequenas empresas, no cenário econômico atual, é de extrema importância para que esses negócios se tornem competitivos e sobrevivam à concorrência de mercado, pois atua solucionando problemas existentes, melhorando e aprimorando o que já existe de bom, implementa soluções criativas e viáveis para ampliar o mercado de atuação da empresa e desenvolve pessoas e processos.

O consultor empresarial irá atuar como facilitador e agente de mudanças nas organizações, desenvolvendo negócios através de soluções sustentáveis, personalizadas e efetivas, resultando em melhorias na gestão corporativa e em resultados positivos. Será ainda um mediador dos conflitos que irão surgir nos momentos de mudança, será a referência neutra na tomada de decisões, irá direcionar os melhores investimentos a serem feitos e junto ao gestor irá traçar estratégias efetivas e rentáveis.

As vantagens e resultados da consultoria serão diferentes de empresa para empresa, pois precisamos considerar cultura organizacional, mercado de atuação, cenário econômico, envolvimento da equipe, entre outros. Mas que as vantagens existem, isso sim! E para as micro e pequenas empresas essas vantagens são mais perceptíveis e em um menor espaço de tempo: melhoria do relacionamento interno, coesão da equipe com o propósito empresarial, direcionamento de esforços para o negócio da empresa, redução de custos e de desperdícios, renovação de conhecimento, novas experiências. E para o micro ou pequeno empresário, a maior vantagem é conseguir olhar para sua empresa como um negócio viável onde ele é capaz de fazer gestão e alavancar resultados!

Consultoria não é luxo nem despesa, é investimento!

E como consultora eu afirmo que contratar uma consultoria para micro e pequenas empresas é uma decisão inteligente!

Mara Stocco Consultora e Especialista em Gestão Empresarial

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