Como organizar um negócio e desenhar estratégias de longo prazo em um ambiente inóspito?
- 09
- Sep
Nosso repertório empresarial nos legitima a ser o ombro que vai apoiar esses executivos na revisão de ferramentas e estratégias
O mundo mudou rapidamente e os desafios se agigantaram. De repente, as práticas viciantes de uma política por décadas contaminada saíram das sombras e, estão aí, cobrando o preço da falta de ética e da ausência de controles mais rigorosos. A confusão alcançou a economia, afetou a produtividade do País e as empresas se perguntam como atravessar esse nevoeiro e chegar ao outro lado do túnel, com saúde e algum resultado, se possível. Essa é a pergunta que consultores experientes, como nós, estão ouvindo de seus clientes. O lado bom é que temos as respostas.
O cenário se alterou nos últimos tempos. Uma nova geração de talentos, onde a preparação acadêmica se confronta com a ansiedade por sucesso enquanto há incerteza no mundo político e a economia segue retraída. Muitos fatores pressionando impiedosamente os gestores a apresentarem soluções para esse emaranhado. A questão é que o foco das inquietações também mudou. Setores diversos passam por transformações abruptas e apresentam condições de negócios totalmente inovadoras, exigindo novos atores, que dominem outro texto e que participem ativamente da construção do cenário. Não tem mais palco pronto esperando por estrelas.
Como executivo experiente, minha contribuição, na área de consultoria, reúne atributos que vão além das análises superficiais. Eu e meus sócios queremos remar junto com os clientes na busca dessas águas mais tranquilas. Para tanto é inevitável saber ler o mercado atual e interpretar a mudança de papéis.
Como organizar um negócio e desenhar estratégias de longo prazo em um ambiente tão inóspito? Nosso repertório empresarial nos legitima a ser o ombro que vai apoiar esses executivos na revisão de ferramentas e estratégias.
O planejamento precisa considerar novas variáveis e os gestores precisam ter capacidade de ajustar a rota com o voo em curso. É preciso enxergar novos objetivos, pensar nos caminhos para atingí-los e estar alerta aos movimentos e contratempos que chegam de todos os lugares, em velocidade nunca vista antes.
Também nós, consultores de ampla rede internacional, estamos nos repaginando. Com foco em capital humano e visão estratégica, começamos este ano em nova casa, com equipe revitalizada, novo quadro societário, alinhado às necessidades do momento, nos redesenhando para ficar mais ágil, mais leve e assertivo. Como escreveu Guimarães Rosa, o correr da vida embrulha tudo. O que ela quer da gente é coragem.
(Fonte: Administradores)