Muito se fala a respeito do termo atualmente mas, de verdade, você sabe como o coaching pode te ajudar?

O termo coach, que em inglês significa treinador, possui outras versões que remetem ao passado e se relacionam com o processo realizado hoje. Sua essência pode ser identificada na filosofia, no budismo, na psicologia positiva.

Na prática, o coaching ocorre através de encontros individuais entre o profissional que aplica o método, chamado de coach, e a pessoa que passa pelo processo, chamada de coachee.

A relação entre os dois atores do processo deve ser extremamente positiva e interativa ao longo das sessões. O processo é composto por, aproximadamente, dez encontros, com uma hora de duração, em média, cada. Uma definição sucinta que costumo utilizar quando encontro alguém num elevador e tenho poucos segundos para explicar é a seguinte: "Coaching é um processo onde o coach busca elevar ao máximo o potencial do coachee por meio de perguntas, ferramentas e metodologias validadas que estimulam um novo olhar, conduzindo a pessoa de um estado atual a um estado desejado".

A realidade dos encontros é muito maior do que qualquer definição objetiva: trata-se de uma interação transformadora onde o coach, munido de conhecimento apropriado para tal atividade, auxilia o coachee na busca pelo seu aprendizado durante o processo.

Consiste num interesse verdadeiro, efetivo, vindo de "dentro do indivíduo", por aprender, e que, por iniciativa dele próprio, amplia o seu campo de visão, define, busca e apropria o conhecimento, mudando de hábito, melhorando o desempenho, realizando uma meta, alcançando o seu objetivo etc.

Quer dizer, o profissional de coaching não ensina, facilita a aprendizagem constante do cliente. Para isso, utiliza diálogos, perguntas poderosas, ferramentas e, mais do que isso, de um processo inteiramente exclusivo, desafiante e focado nas ações e no resultado do cliente.

(Fonte: Administradores)