Como fazer as perguntas certas para os coachees?
- 16
- Dec
O processo de coaching tem por característica principal a condução de sessões por meio de perguntas direcionadas aos coachees. Essas perguntas podem variar dependendo da técnica e ferramenta usadas, objetivo específico do coachee e das reações desse cliente ao longo dos atendimentos.
Que tipo de pergunta não fazer? Há questões que devem ser evitadas para não ocorrerem problemas, mal-entendidos ou o tão temido bloqueio do coachee.
Convém não fazer muitas perguntas sobre o passado do cliente, principalmente se não for passado recente, pois você poderia correr o risco de ser confundido com um psicólogo, que trabalha trazendo o passado para o presente.
A função do coach é levar o atendido do presente para o futuro (estado desejado), por isso pode haver confusão no entendimento do cliente se você mexer nas experiências passadas dele.
Outro tipo de pergunta que só deve ser feita em situações em que não há muito tempo ou em que o coachee precisa tomar uma decisão é a pergunta fechada.
Essa forma de perguntar é aquela em que a resposta é sempre uma palavra ou um termo curto, sem explicações. Exemplo de pergunta fechada: você quer continuar nessa situação? A resposta seria, provavelmente: sim, não ou depende.
Fazer com que a sessão pareça um interrogatório com excesso de questões investigativas, como em uma entrevista de emprego, pode causar desconforto no coachee, fazendo o travar ou se sentir invadido. Isso não deve ser feito, faça somente as perguntas pessoais que são essenciais para desvendar algum ponto específico.
Qual é a importância de fazer as perguntas certas no momento certo? O bom desenvolvimento das sessões e a evolução do coachee durante o processo, dependem, dentre outros fatores, da qualidade das perguntas feitas pelo coach.
Por isso, é muito importante que o coach seja um profissional qualificado, que conhece bem as técnicas e ferramentas e que saiba fazer uma leitura do momento do seu cliente, aplicando os melhores procedimentos para ajudá-lo.
Os principais objetivos das perguntas devem ser:
Entender as crenças limitantes do coachee e eliminá-las; Entender significados e ressignificar, quando necessário; Criar caminhos e tarefas que levarão o cliente a atingir o resultado desejado; Renovar a motivação e estimular ações; Verificar o nível de comprometimento com o processo de coaching; O que deve ser perguntado? As questões devem ser formuladas de forma aberta, ou seja, dando abertura para o coachee explicar em detalhes os seus sentimentos, sensações, ideias e desejos.
Quando o cliente der uma resposta muito curta, vaga ou generalizada, é preciso reformular a pergunta ou fazer algum questionamento sobre a resposta dele. Por exemplo, ele responde que a motivação para fazer o coaching é melhorar a qualidade de vida. Então o coach deve perguntar: que tipo de qualidade de vida, como ele se imagina conquistando essas qualidades, o que ele precisa ter para conquistar esse objetivo, etc.
Se o coachee responder algo usando as palavras “nada”, “tudo” e “sempre”, não o deixe se enganar pelas suas próprias generalizações. É muito comum que as coisas não sejam tão rigorosas assim, e, ao esmiuçar as respostas, muitas coisas importantes podem ser descobertas.
O processo de coaching é um método moderno e muito eficaz para ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional em várias áreas e fases da vida do indivíduo. Para tudo dar certo e o coachee conseguir alcançar seu estado desejado, o coach deverá saber escolher suas perguntas da forma mais adequada a cada cliente, sempre respeitando seus limites e desejos.
(Fonte: Administradores)