Coaching x visão Comercial
- 13
- Oct
Como desenvolver uma cultura de protagonismo e pertencimento nas organizações? Como ir além e vender mais do que um produto?
Em nosso planeta encontramos mais de trinta milhões de espécies. Apenas um milhão é catalogada. Entre elas encontramos o homem: único animal dotado de inteligência capaz de separar o joio do trigo e ficar com o joio... (não deveria ficar com o trigo???) Isso mesmo... daí a importância do treinamento e desenvolvimento nas organizações, que tem o objetivo de desenvolver competências e mudar ou alinhar comportamentos.
A inovação de ferramentas e de novas abordagens torna o COACHING um produto de fundamental importância dentro das Organizações e um investimento com ótimo retorno financeiro. Dia após dia, é exigido dos profissionais resultados que façam a diferença para o negócio e que assegurem a sobrevivência da organização tornando-a cada vez mais competitiva em um mercado cada dia mais exigente.
As organizações correm o risco de serem eliminadas pela concorrência ao passo em que ficam indiferentes às importâncias exercidas pelo setor de T&D. Porém, quando um treinamento ensina somente conceito e técnica reforça o "vender produto", e não incentiva um comportamento focado na solução do cliente.
Venda é algo maior. Vender é conhecer as pessoas, entender que elas mudam, reconhecer que a maneira de fazer negócios com elas também. Os gestores devem entender que a empresa é formada por pessoas, que estas possuem sentimentos, desejos, famílias e isso influencia todo o desenvolvimento do trabalho realizado dentro da organização.
É necessário ajudar o colaborador a encontrar um sentido para a ação, construindo relação entre a teoria e a prática a partir de vivências que desenvolvam habilidades e capacidades, mudando assim, comportamentos que resultam no verdadeiro sentido da palavra APRENDIZADO ( “apaixonar e desejar o eterno e distante mar").
Para isso, é necessário que fique claro para a organização a necessidade de desenvolver um sistema que envolva a construção de crenças e valores que venham contribuir para alcançar os objetivos estratégicos da empresa e para a construção de um ser humano melhor, comprometido consigo, com sua sociedade e com a Empresa da qual faz parte. O respeito ao indivíduo e a igualdade formam um pilar importante para a construção de um ambiente de aprendizado favorável para a prática e desenvolvimento destas crenças e valores. A igualdade gera outro sentimento: o comprometimento, a sensação real de que “ todos são donos do negócio”, beneficiando assim a busca pelo sucesso comum, tornando o aprendizado uma realidade. Enfim, para tudo isso é necessário investimento: de tempo, de fé, de amor pelo que se faz e é claro, de dinheiro. Afinal, tente frear homens "apaixonados e desejosos do eterno e distante mar...".
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Texto adaptado do artigo publicado no livro: Coaching e Capital Humano. Editora IBC, 1º edição, 2015
(Fonte: Administradores)