Desenvolvimento e crescimento são consequências de processos naturais de mudanças do ser humano e estes fazem parte de nossas vidas desde quando nascemos. Durante a vida algumas experiências levam as pessoas a criarem crenças e valores, não é raro que estas experiências as levem a se preocupar, a correr riscos, experimentar o novo e se relacionar, podem também chegar a trazer bloqueios e fortes resistências à mudança. Estas pessoas passam a ter seus relacionamentos e seus sonhos limitados o que pode acarretar frustração, desmotivação ou simplesmente viver na chamada “zona de conforto”.

O Coaching, uma metodologia que nos convida a sair da zona de conforto, onde geralmente vivemos hipnotizados por nossos problemas, com os quais nos habituamos a viver, adquirindo sempre o mesmo resultado. Durante o processo, somos incentivados a orientar e focar a atenção no que realmente queremos que perdure.

O processo de Coaching é um meio para se chegar a um fim, identificando o estado atual e o estado desejável, que permite desenvolver novas competências para apoiar as pessoas e levarem uma vida gratificante.

“Não será permitido a você esquecer seus objetivos por achar que eles são grandes demais, ou que suas possibilidades são remotas. Não deixe o medo do futuro engolir você, estabeleça onde quer chegar e dê os passos relacionados a esta viagem rumo aos seus horizontes de grandeza” (Chagas, 2000, p.111). As pessoas que vencem têm uma estratégia clara e pensada para conseguir o que imaginam. Elas têm um mapa, um fluxograma e um prazo.

Elas sabem o que precisam fazer, quando e em que ordem isso deve ocorrer.

“Não lhe posso dar o que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo” (Hermann Hesse- Lektürefü Minuten, 1971).

(Fonte: Ilustado)