Coaching torna ambiente corporativo mais feliz
- 06
- Apr
Além disso, o Coaching Eficaz com PNL também pode ajudar cada pessoa na construção da felicidade plena. Nesse quesito, o coaching torna-se uma ferramenta muito útil, pois exercita o executivo a definir o que ele procura realmente
Muitos executivos demonstram ser verdadeiras fortalezas, mas nem sempre isso corresponde à realidade interna de cada um. Apesar de ocuparem bons cargos e receberem salários compatíveis, eles se vêem cada vez mais apreensivos e cheios de dúvidas devido ao constante aumento das pressões exercidas pela competitividade e busca de resultados, principalmente aqueles que atuam no mercado financeiro. Prova disso é o crescente o número de empresas que investem em programas voltados especificamente para o capital humano, para que possam ter boa capacidade para trabalhar e produzir bons resultados.
Entretanto, antes de qualquer curso, estabelecimento de metas, as corporações precisam entender que uma das principais ações que deve ser tomada é a de considerar cada profissional como único. Essa atitude deve estar cada vez mais presente na valorização dos talentos. Para esses profissionais, o mais indicado é a aplicação do Coaching Eficaz com PNL. O método oferece a oportunidade para potencializar talentos e gerenciar desafios por meio de instrumentos práticos e vivenciados no dia-a-dia. Desta forma, é possível acompanhar e medir a própria evolução. Um profissional em sintonia produz mais e com melhor qualidade.
Além disso, o Coaching Eficaz com PNL também pode ajudar cada pessoa na construção da felicidade plena. Nesse quesito, o coaching torna-se uma ferramenta muito útil, pois exercita o executivo a definir o que ele procura realmente. Essa talvez seja a ação mais decisiva no processo de vida, de saúde e bem estar do indivíduo. Como o método conta com uma avaliação sistêmica, torna-se fundamental que o executivo defina exatamente o que ele quer como felicidade profissional e pessoal.
Esses desafios e excesso de metas dos executivos também têm seu preço. Para se ter uma idéia, um estudo divulgado, em 2007, pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou que instituições financeiras têm altos índices de afastamento. A alta gravidade pode ser comprovada pela quantidade média de dias de licença, 442. Se comparada a média nacional de 269 dias é possível perceber o quanto o ritmo intenso e a pressão no trabalho podem afetar diretamente os executivos e colaboradores. O custo para as empresas do acidente de trabalho e das doenças ocupacionais é da ordem de R$ 12,5 bilhões por ano, e, para o Brasil, é de R$ 20 bilhões por ano. O valor envolve custos com aposentadoria, indenizações e tratamento médico.
As instituições financeiras quando proporcionam o Coaching Eficaz acabam oferecendo um diferencial aos seus colaboradores. Com o treinamento é possível preparar excelentes executivos em curto prazo. Assim, eles poderão assumir novas funções com o Coaching de desenvolvimento de forma dirigida. Muitas vezes um executivo tem inúmeras exigências, porém existe uma ausência de respaldo para desenvolver-se.
No processo do Coaching Eficaz com PNL, ele conta com o envolvimento e amparo do Report (estrutura para que o processo seja sistêmico e beneficie todos).
Durante muitos anos, esses profissionais que atuam em instituições financeiras tiveram uma atuação padrão. Hoje, uma atitude diferenciada é solicitada e aqueles que apresentarem essa competência serão os profissionais de destaque. Devida a mudança do cenário econômico, muitas pessoas que trabalham nesse setor tiveram que ser mais ágeis tanto no trabalho quanto na adaptação nessa economia mutável. Além das competências ligadas diretamente a parte técnica do setor financeiro, há uma solicitação de competências comportamentais ligadas à liderança, gestão de conflitos preparação de sucessores. Algumas delas são novas para a maioria dos executivos. Hoje, a maior atuação em Coaching Eficaz está em preparar esses profissionais de instituições nacionais e, também, internacionais.
Dentro do Coaching Eficaz (Processo aprimorado pelo Instituto de Thalentos) o executivo trabalha com 15 competências gerenciais e 20 competências comportamentais. O foco está em desenvolver e potencializar todos esses talentos (Competências) buscando o equilíbrio sistêmico individual e do ambiente onde o mesmo está inserido. Muitas vezes, os executivos são treinados para as competências técnicas e não são treinados para “o como” lidar com conflitos.
Por todas essas razões, o Coaching Eficaz resulta em ótimos benefícios para o executivo e, também, para a instituição financeira na qual trabalha. Ele traz a responsabilidade para o profissional. Afinal, a empresa é uma oportunidade para expressar os talentos e não uma imposição para o sofrimento. Muitas vezes existe uma inversão de valores nessa relação que impede que ele apresente o seu melhor.
(Fonte: Administradores)