Para as pessoas que têm dificuldade ou precisam de apoio para mudar a sua vida, contar com o auxílio de um profissional de coaching pode ser o caminho mais rápido para atingir a realização pessoal. Seja para conseguir um trabalho, mudar de emprego, passar em um vestibular, ser aprovado em concurso público, ou até para perder peso, entre várias outras metas.

“O coaching é uma metodologia, que ajuda no alcance de objetivos, não importando qual seja. Abrange desde mudança de comportamento, dificuldade em algum sentimento, na escola, área esportiva, profissional, relacionamentos, bem-estar. O coaching pode ser feito tanto de forma individual como para um grupo de pessoas, desde que elas tenham o mesmo objetivo”, conta a psicóloga e mestre em coach, Marina Teixeira Martins.

Segundo a mestre em coach, o processo é intenso e bastante rápido. “O processo dura, em média, dez sessões. Cada sessão possui um objetivo e precisa ser atingida, caso contrário a sessão não finaliza. A duração das sessões estão de acordo com esse objetivo e com o comprometimento do cliente, podendo variar de 40 minutos a 2 horas, ou mais”, explica.

Entre uma sessão e outra é solicitado uma tarefa para ser feita, de acordo com o objetivo da pessoa. “Sempre entro em contato com o cliente para saber como ele está reagindo a tarefa, se está com alguma dificuldade, se precisa de ajuda, ou até mesmo envio textos e vídeos para reflexões, de acordo com o que estamos trabalhando. Dessa forma, o cliente também pode entrar em contato sempre que achar necessário, isso faz parte do processo. O interessante é que o processo de coach não precisa ser presencial, pode ser realizado por Skype ou telefone.”, conta Marina.

De acordo com a psicóloga, o coaching também está sendo bastante procurado na área empresarial, “É um trabalho que gera bastante resultado, pois os líderes aprendem a metodologia do Coaching e repassam às suas equipes”.

Ainda segundo Marina, as pessoas também estão buscando no coaching um auxílio para o momento de deixar o mercado de trabalho e ingressar na aposentadoria. “É o sonho de muitos se aposentar. Porém, acabam encontrando bastante dificuldade para deixar o trabalho. Muitas pessoas não se preparam para a nova rotina e acabam entrando em depressão. A procura é grande, principalmente por homens. Eles ficam sem objetivo, meio perdidos”.

(Fonte: Energeplus)