Formação de coaching não se restringe apenas aos líderes de grandes corporações, mas é preciso cuidado com falsos especialistas

O estudo Executive Coaching in Latin America, publicado em 2010 pela Australian Human Resources Institute (LAHRP), aponta que o coaching é o responsável pela promoção do crescimento, mudança e desenvolvimento em empresas, grupos e indivíduos. Os benefícios gerados para o profissional refletem diretamente nos resultados das empresas, fazendo com que mais instituições adotem esse processo eficaz.

A IAE Business School realizou pesquisa com 182 grandes empresas do México, Chile, Argentina e Brasil e constatou que 84,6% delas já haviam realizado algum tipo de treinamento com Coaching Executivo. Os dados revelam ainda que essas instituições pretendem ampliar o alcance dos treinamentos em decorrência dos excelentes resultados alcançados. "Uma vez que a concorrência no mundo dos negócios é grande, os cursos e treinamentos de coaching vêm ampliando as perspectivas do mundo corporativo, já que sua eficiência é constatada na melhoria dos líderes e das equipes dentro da empresa, ampliando assim as metas solicitadas", afirma Sergio Behnken, coach e doutor em Business Administration pela Florida Christian University.

Competitividade

Mas a formação de coaching não se restringe apenas aos líderes de grandes corporações, ou seja, todas as pessoas que desejam ascensão no mercado de trabalho podem ampliar não só o conhecimento técnico na área em que atua, mas também a capacidade de alto desempenho.

Behnken – que também é mestre em Psicologia pela PUC-RJ e em Psicopedagogia pela Universidad de La Habana – explica que a expansão do mercado de coaching ocorre em razão das crescentes demandas do mundo atual. "As pessoas e as organizações estão inseridas em um mundo de alta complexidade. Com isso, acabam pressionadas para que tenham diferenciais competitivos, ou seja, são motivadas pelo desejo de sucesso e reconhecimento. Daí, a importância de se investir em um bom curso de formação em coaching", frisa o psicólogo.

Falsos especialistas

É preciso cautela na escolha do curso de capacitação de coaching. Em razão do crescimento da profissão, o mercado foi invadido por falsos especialistas que declaram possuir certificações internacionais. Prova disso é que a Sociedade Latinoamericana de Coaching (SLAC) já foi vítima de uso indevido de sua marca por outras instituições no Brasil, tendo que recorrer à justiça para defender seus direitos de propriedade intelectual. “Profissionais de diversas áreas podem se habilitar para se tornar um coach profissional. Contudo, é fundamental que procure uma formação em uma instituição séria, com instrutores comprovadamente experientes de modo que possibilite o futuro profissional atender seus clientes com padrões de qualidade”, orienta Behnken.

(Fonte: Administradores)