O mercado de coaching está ameaçado por práticas desonestas, transformando o coaching numa grande picaretagem. E, pior, isso é fruto da associação entre “gurus” do marketing digital e grandes centros de formação.

Por causa disso, muitos se formam com uma mentalidade criminosa, atuando como verdadeiros estelionatários.

Eles prometem resultados fantásticos e lucros exorbitantes, tratando o grande público como uma massa de idiotas.

Mas o público, cansado de ser ludibriado, logo vai se encarregar de empurrar a turma de picaretas e institutos desonestos para o ralo.

Muitos desses gurus serão ostracizados, caindo em descrédito. Vimos o caso da Bel, que, em poucos dias, teve a sua reputação demolida.

Embora eu tenha identificado várias disfunções no mercado, desconhecia as suas causas. Ao conversar com uma pessoa que frequenta os bastidores, passei a entender melhor o porque do coaching ter se transformado nessa esculhambação generalizada.

Com adaptações, transcrevo, logo abaixo, o seu depoimento.

---

Eu comecei em 2012 com o único intuito de melhorar minha performance na empresa em que atuava. Funcionou, comecei a ter mais foco e gerar mais resultados, e fui também seduzido pelo discurso de ser “bem remunerado impactando vidas”. Entrei de cabeça e comecei a atuar, vendo muito potencial no mercado.

Em 2015–2016, o coaching foi abduzido pelo marketing digital. Todo mundo viu a brecha de mercado como um verdadeiro oásis para vender qualquer merda, e o mercado começou a afundar rapidamente. Eu entrei e participava ativamente das discussões como a do *** (Responsável por uma boa parte da bandalheira), sobre a aplicação direta das ferramentas do marketing digital, de modo que parecia que valia tudo.

Dentro do Programa e da comunidade, tenho percebido o forte incentivo para que os coaches recém formados tornem-se “mentores” dos coaches ainda mais mais inexperientes (estamos falando de diferença de 2 a 3 meses de formação e 1 a 2 clientes pro bono a mais). ABSURDO!!!!

E, não sei porque, muitos acham que podem ser mentores de outras pessoas que estão no mesmo nível, ensinar algo que não sabem. Mesmo ainda usando fraldas, colocam-se num pedestal. Isso reforça que a maioria esmagadora não sabe como aplicar nenhuma técnica (ficam na superfície, sempre).

Conheci um sujeito que é mentor de coaches e abriu um programa de mentoria para um público que ele desconhecia, ensinado aos clientes a como se tornarem pessoas ousadas e maravilhosas. Tá de sacanagem né!? Eu perguntei porque ele não utilizava uma outra abordagem, uma vez que ele não conhecia o público o suficiente (fora o domínio do coaching, que nem entrei no mérito), e a resposta veio de bate pronto: “minha mentora disse que eu posso ser tudo que eu quiser, eu crio a minha realidade”.

(Fonte: Administradores)