Edmilson Gama Assessor no Ministério da Fazenda e Consultor da ABRACEM. Mestre em Finanças e especialista em educação financeira.  

O “coaching” é uma espécie de gíria que surgiu nas Universidades dos Estados Unidos para identificar o indivíduo que atuava como tutor particular. Seu objetivo era preparar os universitários para obter bons resultados em exames escolares. Mais tarde a palavra passou a ser utilizada para se referir também a um treinador ou instrutor de atletas, atores, cantores e até músicos. O termo coaching vem da palavra inglesa coach, e este profissional tem a responsabilidade de motivar e encorajar uma pessoa ou mesmo um grupo para atingir um objetivo.

Hoje profissionais liberais e executivos recorrem a coaching profissional para melhorar aspectos de sua performance ou mesmo reavaliar o seu plano de carreira pessoal. Não é raro exemplos de indivíduos que após sessões de coaching conseguiram mudar substancialmente seus resultados e passaram também a se conhecer melhor.

O termo é antigo e era usado na Idade Média quando existia a figura do cocheiro, aquele que conduzia a carruagem ou coche para determinar lugares oyu caminhos. Ou seja, ele tinha a missão de conduzir as pessoas que provavelmente não chegariam ao destino se fossem sozinhas.

Mas nos interessa aqui um coaching mais moderno: o coach financeiro. O coach financeiro é um individuo que pode lhe ajudar com as suas finanças pessoais. Ele avalia com você os seus hábitos, suas metas (ou ausência delas), seu patrimônio e renda, desenha cenários e aponta situações que poderão contribuir para otimizar a sua vida financeira. Através de exercícios periódicos, ele treina o seu intelecto financeiro.

Se você tem muito dinheiro e está preocupado com o mercado, crises e turbulências, a figura do coach é fundamental para lhe ajudar a superar os obstáculos e poder rentabilizar os seus negócios e proteger o seu patrimônio. Entretanto, se você não tem dinheiro, e muito pelo contrário, passa por situações graves de endividamento, o coach financeiro será muito mais importante em sua vida.

A esta hora da leitura você deve estar pensando: “Onde encontro estes profissionais”? Não se preocupe, com o avanço do estudo das finanças pessoais hoje existem excelentes técnicos que podem lhe ajudar a dar um “up” em sua vida financeira. Mais que isso, o coach financeiro pode estar muito mais perto de você. Pode ser um gerente de banco tem preparado, um amigo ou parente próximo que tenha perfil para lhe ajudar.

Identifique pessoas com boas práticas de gestão de finanças pessoais e peça ajuda, pois humildade não é defeito. Defeito é não reconhecer que precisa de ajuda.