Day1, evento da Endeavor Brasil, teve a presença de Luiz Seabra, da Natura, da chef Paola Carosella e do maestro João Carlos Martins

No dia 05 de Junho, a Endeavor Brasil, em parceria com o Sebrae, realizou o Day1. No evento, empreendedores falaram de seu "Day1" – o dia que eles consideram o "ponto de virada para o sucesso de seus negócios. As apresentações foram pura inspiração para as mais de 1,2 mil pessoas presentes na Sala São Paulo, onde o evento foi realizado.

Subiram ao palco o João Carlos Martins, maestro; Carlos e Noeli Bazzanella, da Doce D\'ocê; José Renato Hopf, da Getnet; Pedro Lima, do Grupo 3 Corações; Caio Bonatto, da Tecverde; Paola Carosella, chef de cozinha, e Luiz Seabra, da Natura.

Confira alguns dos ensinamentos dos empreendedores de sucesso:

1. Empreender é realizar mais que seus sonhos

Pianista reconhecido mundialmente, João Carlos Martins enfrentou uma série de acidentes que impossibilitaram que ele prosseguisse com sua carreira. Como alternativa, virou maestro.

Comanda ainda a Orquestra Bachiana Jovem, composta por jovens carentes. Martins afirma que sempre fez o possível para realizar seu sonho de ser músico, mas que acabou ajudando mais gente com seu desejo. "Corri atrás dos meus sonhos e hoje realizo os sonhos de crianças por meio da música".

2. Ponha a alma no seu trabalho

Carlos e Noeli Bazzanella comandam a Doce D\'ocê, uma empresa especializada em comida ultra congelada que fabrica mil toneladas de alimentos por mês.

No entanto, antes de conquistarem o sucesso, sofreram bastante. "Viramos noites e mais noites. Até devemos para um agiota em um momento de nossas vidas. Mas percebemos que valeu a pena o esforço. E que colocar a nossa alma no trabalho fez com que chegássemos aonde estamos", diz Noeli.

3. Aplique o "tripé" no seu negócio

Para José Renato Hopf, fundador da Getnet, empresa que vende soluções de pagamentos para estabelecimentos comerciais, há um "tripé" que foi imprescindível para o sucesso de seu negócio.

Ele é composto pela capacidade de planejar e executar um sonho, formar equipes engajadas e vencedoras e contar com a ajuda de um investidor comprometido com a expansão da empresa - no caso da Getnet, o Santander, que comprou a startup em 2014 por R$ 1,1 bilhão.

4. Se é difícil ser líder, continuar no topo é mais difícil ainda

Pedro Lima foi o responsável por transformar a marca de café Nossa Senhora de Fátima, após mudanças de posicionamento e aquisições, no Grupo 3 Corações, que é líder de mercado no Brasil e faturou R$ 3,6 bilhões no ano passado.

Para Lima, chegar ao topo é complicado, mas se manter na liderança é ainda mais difícil. "A liderança é efêmera. Amanhã posso levar um tombo. Para que isso não ocorra, faço tudo que posso para oferecer o melhor a meus clientes e a todos que participam da nossa cadeia de produção", diz.

5. Não existe sonho impossível

Caio Bonatto, da Tecverde, empresa que usa blocos pré-fabricados de madeira para ter obras mais rápidas e sustentáveis, chegou até a ser figurante de um filme dos “Power Rangers” na Nova Zelândia antes de empreender.

Começou em um cubículo, praticamente sem dinheiro. “No entanto, com muito trabalho e uma dose de sorte, consegui criar um negócio inovador. E percebi que não há sonhos impossíveis".

6. Faça o que você sabe

A argentina Paola Carosella teve o seu "Day1" há quatro anos. Na época, infeliz com os rumos que levava o Arturito, restaurante que coordenava com outros sete sócios, decidiu mudar. Arriscou. Pegou R$ 2 milhões emprestados no banco e comprou a parte de todos os seus antigos parceiros. Deu certo.

Dois anos depois, criou o La Guapa, especializado em empanadas, e também é jurada do programa gastronômico Masterchef. "Fiz o que sei fazer. Cozinhei e trabalhei muito", afirma.

7. Paixão pelas relações

Luiz Seabra é o fundador da Natura. Ele estruturou sua empresa sobretudo nas vendas diretas. No total, a Natura tem 1,8 milhão de consultoras na América Latina.

Para Seabra, o empoderamento das consultoras foi essencial para o sucesso da empresa. "Na Natura, temos paixão pelas relações com os nossos colaboradores, consultores e clientes. São esses laços que fazem uma empresa forte", afirma.

(Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios)