Caros Consultores,

Ao longo de 2017 a equipe da ABRACEM teve a oportunidade de avaliar mais de uma centena de modelos de negócio de consultores que participaram do nosso curso CONSULTOR 3.0 e identificou questões importantes para a reflexão da comunidade. São estas:

  • 95% do modelos de negócios não apresentaram como atividades chaves a divulgação dos serviços, prospecção, vendas,e gestão da administrativo e financeira da consultoria.
  • Metade dos Business Model Generation não possuíam uma segmentação de clientes consistente, desta forma, a proposta de valor não apresentava singularidade que a diferenciasse dos concorrentes.

Acreditamos que os consultores entendem a importância das atividades comerciais em seus negócios, mas isto não esta materializado. Também acreditamos que a comunidade entende a importância da diferenciação, pois clama por honorários “justos”, onde os consultores despreparados são comparados com profissionais experientes, mas, novamente, não materializam uma proposta de valor singular em seus modelos de negócio.

business-canvas-icons

Ficaremos satisfeitos em receber vossas considerações sobre este artigo.